Páginas

Criamos este blog com objetivo de aproximar as tecnologias da informação e da comunicação de nossos trabalhos do curso Melhor Gestão Melhor Ensino, e aprimorar nossos conhecimentos. 

Sejam bem vindos!


Plano de aula

PLANO DE AULA

TEMA: Números e operações

CONTEÚDO:Números Inteiros

ANO/SÉRIE: 6ª série/ 7º ano

OBJETIVOS GERAIS: 
- Perceber que os conceitos e procedimentos matemáticos são úteis para compreender o mundo e, compreendendo-o, poder atuar melhor nele;
- Observar sistematicamente a presença da matemática no dia-a-dia;
- Formular e resolver situações-problema;
- Interagir com os colegas cooperativamente, em equipe, auxiliando-os e aprendendo com eles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
- Reconhecer os números inteiros em situações concretas;
- Representar os números inteiros na reta numerada;
- Realizar operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com os números inteiros;
- Resolver situações-problema.

HABILIDADES:
- Compreender o significado dos números inteiros em situações concretas, bem como das operações com números inteiros;
- Saber realizar de modo significativo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros.

JUSTIFICATIVA: Insuficiência dos números naturais para a resolução de problemas, visto sua necessidade.

LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
- Sistema de numeração;
- Conjuntos:
- Operações com números naturais;
- Reta numérica.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Fazer narrativas sobre o surgimento dos números negativos;
- Leitura e interpretação de textos;
- Resolução de situações-problema;
- Jogos em sala de aula e sessões de cálculo mental.

RECURSOS:
- Caderno do professor e do aluno;
- Sites matemáticos;
- Jogos lúdicos;
- Jornais e revistas;
- Livros didáticos e paradidáticos.

AVALIAÇÃO:
- Pesquisas em jornais e revistas;
- Avaliações escritas;
- Exercícios realizados;
- Ação do aluno durante as atividades propostas.

RECUPERAÇÃO:
- Trabalhos em grupo;
- Aplicar novos exercícios;
- Propor novas avaliações
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário