Páginas

Criamos este blog com objetivo de aproximar as tecnologias da informação e da comunicação de nossos trabalhos do curso Melhor Gestão Melhor Ensino, e aprimorar nossos conhecimentos. 

Sejam bem vindos!


Plano de aula

PLANO DE AULA

TEMA: Números e operações

CONTEÚDO:Números Inteiros

ANO/SÉRIE: 6ª série/ 7º ano

OBJETIVOS GERAIS: 
- Perceber que os conceitos e procedimentos matemáticos são úteis para compreender o mundo e, compreendendo-o, poder atuar melhor nele;
- Observar sistematicamente a presença da matemática no dia-a-dia;
- Formular e resolver situações-problema;
- Interagir com os colegas cooperativamente, em equipe, auxiliando-os e aprendendo com eles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
- Reconhecer os números inteiros em situações concretas;
- Representar os números inteiros na reta numerada;
- Realizar operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com os números inteiros;
- Resolver situações-problema.

HABILIDADES:
- Compreender o significado dos números inteiros em situações concretas, bem como das operações com números inteiros;
- Saber realizar de modo significativo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros.

JUSTIFICATIVA: Insuficiência dos números naturais para a resolução de problemas, visto sua necessidade.

LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
- Sistema de numeração;
- Conjuntos:
- Operações com números naturais;
- Reta numérica.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Fazer narrativas sobre o surgimento dos números negativos;
- Leitura e interpretação de textos;
- Resolução de situações-problema;
- Jogos em sala de aula e sessões de cálculo mental.

RECURSOS:
- Caderno do professor e do aluno;
- Sites matemáticos;
- Jogos lúdicos;
- Jornais e revistas;
- Livros didáticos e paradidáticos.

AVALIAÇÃO:
- Pesquisas em jornais e revistas;
- Avaliações escritas;
- Exercícios realizados;
- Ação do aluno durante as atividades propostas.

RECUPERAÇÃO:
- Trabalhos em grupo;
- Aplicar novos exercícios;
- Propor novas avaliações
.

Rosa Lúcia Escardoveli Vicente

Depoimento de leitura e escrita:

Rosa Lúcia Escardoveli Vicente
Graduada em Ciências pela faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis com Habilitação em Matemática pela Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras de Lins

Bem, na minha infância eu não gostava muito de ler, porém meus pais sempre me incentivaram muito a ler e estudar e assim aprendi a gostar da leitura.
Quando adolescente li vários livros como a Moreninha, Capitães de Areia, O seminarista e outros, gostava muito de revistas de fotonovela e gibis. Hoje não leio livros como os de antigamente, pois não tenho muito tempo dispomível para esse tipo de leitura, leio sobre assuntos de minha área, gosto de notícias na internet e pesquisar sobre algumas curiosidades e assuntos de meu interesse.

ROMUALDO DE CICCO- Guarantã-SP

Depoimento:   Na  minha infância também recordo muitos livros de fábulas, assuntos interessante e outros diversos autores infantis que agora não me recordo os nomes; eram divertidos engraçados, coloridos, dinâmicos. Lembro da minha imaginação e fantasia que alguns deles me encantavam para saber o final. Sorte minha foi de também residir próximo à biblioteca (quase em frente ao prédio)
        Devo tudo isto a uma bibliotecária que me incentiva e fazia um resumo das histórias, despertando em mim a vontade de ler e entender o porque das coisas e como.

Sandra Inês Ferreira Barreto Bon - Guaimbê

Atualmente estou readaptada em uma escola estadual onde moro.

DEPOIMENTO: É a curiosidade em todo caso, a única espécie de curiosidade que vale a pena ser praticada com um pouco de obstinação: aquela que procura assimilar o que convém conhecer.

É o que eu tenho, curiosidade de aprender, de conhecer,  então desde pequena meu pai comprava gibis que eu adorava, e livros de histórias.

Sandra Cristina Fabiani - Promissão

Sou professora de matemática efetiva na escola Navas de Promissão desde o ano 2000. Leciono no ensino fundamental e médio, e apesar dos obstáculos, gosto do que faço. Sou casada e tenho duas filhas.

DEPOIMENTO:  Gosto muito de ler, mas não por incentivo de meus pais, que achavam na época que ler era coisa de preguiçoso, gibi então nem pensar! Comecei a ler com mais frequência na adolescência, pois o acesso foi facilitado, livros da série Vagalume: O gigante de botas, A ilha perdida, O mistério do cinco estrelas, A grande fuga, entre outros. Incentivo muito a leitura na minha casa lendo para minhas filhas e assim percebo nelas o gosto pelas narrativas.

Valéria Sodré de Sousa - Lins

Sou graduada em ciências, matemática com habilitação em Química pela Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras de Lins. Atualmente sou professora - Ensino Fundamental , na Escola Estadual "Profª Decia Lourdes Machado dos Santos – Lins 

DEPOIMENTO: Minha experiência com a leitura foi bem marcante me alfabetizei, na cartilha caminho suave, meus pais sempre estavam com uma revista, jornal ou livros lendo isso chamava muito minha atenção. Meus presentes eram livros infantis quando fui para o sexto ano minha professora de português me fez ler a coleção da serie Vaga-lume, toda semana tinha prova do livro lido, isso só fez com que eu me interessasse mais na leitura.

Roseli Aparecida Ferreira Rodrigues - Lins

Sou professora efetiva de matemática há 20 anos.Vim removida para a escola "21 de Abril" no ano de 2006. Leciono no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.Estou realizando vários cursos para enriquecer mais os meus conhecimentos.

DEPOIMENTO: A leitura é muito importante no nosso cotidiano e por esse gosto que tenho pela leitura devo ao meu querido pai que desde criança me incentivou e me levou muito cedo para a escola, com muitas dificuldades,pois, morava no sítio, e todos os dias ele me levava até a escola à 10 km da cidade de Lins.Jamais esquecerei da fala do meu pai que dizia que a maior herança que eu irei deixar para os meus filhos não é terra e sim os" estudos" e assim o fez.Estudou todos os seus cinco filhos em curso superior e isso era o seu orgulho.Com todo esse incentivo e dedicação eu adorava e ficava encantada com as ilustrações dos livros e gostava sempre de saber o final feliz das historinhas que minha mãe com toda sua paciência contava com muito gosto. A historinha do Chapeuzinho vermelho era a minha preferida, mas a Branca de neve e o sete anões também adorava.Com todos esses ensinamentos da minha família, procuro fazer com os meus filhos, pois, Ler e Escrever é a essência da vida.